• Thiago Andrade

Maratonando – Dark (Netflix)

O “Eterno Retorno” de Dark – série para explodir a cabeça estreia sua 2ª temporada, na Netflix.

De origem alemã, Dark é aquele seriado que desgraça sua mente e coloca os neurônios para funcionar. Com muitos diálogos e embasamentos que vão da metafísica de Albert Einstein à espiritualidade de religiões pagãs, somos absorvidos pela cidadezinha de Widen, na Alemanha, e apresentados aos mistérios e segredos que envolvem quatro famílias (nem tão) distintas: os Kahnwald, os Nielsen, os Tiedemann e os Doppler.

Em 2019, o sumiço de crianças, e ressurgimento de algumas outras, da cidade coloca os moradores em alerta após lembranças de que algo parecido ocorrera no passado, há exatos 33 anos! A partir daí caímos no buraco de minhoca da usina nuclear de Widen, onde as várias versões dos personagens centrais transitam em três ciclos temporais, dando seguimento à emblemática Triquetra – símbolo pagão para representar presente, passado e futuro -, no caso de Dark mais precisamente 1953, 1986 e 2019.

Cheeeia de paradoxos, árvores genealógicas complexas e uma ótima trilha sonora (destaques para a música tema Goodbye, de Apparat, Shout, de Tears For Fears e You Spin me Round, de Dead or Alive) Dark faz muitas referências à física moderna de Einstein, ao hermetismo e à alquimia assim como ao conceito do Eterno Retorno de Nietzsche, em que criação e destruição, alegria e tristeza, saúde e doença, bem e mal, tudo vai e tudo retorna.

Dark não é uma série (até onde sabemos) com vilões e mocinhos. E também não há pontos sem nós! Tudo o que aconteceu e acontece tem um motivo e já estava “previsto”, não é como se você pudesse bagunçar as linhas temporais, igual vemos em tantos filmes hollywoodianos por aí. O clima sombrio de Widen contribui demais para criarmos teorias e mais teorias!

Caso tenha se interessado pela história, ou já acompanhou a primeira temporada e, assim como eu, não vê a hora de chegar em casa e maratonar a segunda, deixo aqui um pequeno mapa genealógico para não se perder!

A segunda temporada de Dark já está disponível na Netflix! Maratone! 

#tv #viagemnotempo #netflix #dark #séries

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo