• Thiago Andrade

COMO COMPRAR COM SEGURANÇA NA INTERNET

Várias incertezas pairam sobre as cabeças quanto a isso, mas nós vamos te ajudar a tirar de letra essas questões, para que você possa perder o medo e ser feliz neste universo online. 

Um dos benefícios de comprar na internet se dá pelo conforto, a comodidade de estar no sofá da sua casa e comprar aquilo que deseja, sem precisar sair de casa, encarar trânsito e perder tempo.

Além do mais, muitas vezes encontramos coisas na internet bem mais baratas do que as que estão à venda em locais físicos. O problema é que muita gente ainda torce o nariz quando se fala em compras na internet e logo as dúvidas e insegurança tomam conta da situação.

Como posso confiar em um site?

Primeiro de tudo, não saia comprando em qualquer site, faça uma pesquisa entre seus amigos e familiares, procure dar mais credibilidade para sites que possuam maior popularidade entre o público e que tenham mais avaliações positivas.

Para pesquisar mais sobre a idoneidade de uma empresa, você pode dar um Google e ver o que encontra sobre ela, ou ir até a rede social e ver os comentários de outras pessoas na página da marca.

Será que chega mesmo?

Depois de verificar a idoneidade da marca, você pode ficar tranquilo, chega sim. As marcas têm bastante responsabilidade quanto ao envio e as transportadoras que irão entregar o produto.

Todas as entregas devem seguir um formulário de segurança, certificando que entregou para o remetente certo, por isso, é normal eles pedirem o seu número de documento e assinatura na hora da entrega, certificando que é você mesmo o comprador. Se passou do prazo e você não recebeu, entre em contato com o “Fale Conosco” ou “Atendimento” da marca, peça o código de rastreamento para acompanhar seu pedido.

E se não for igual ao que eu vi?

Quanto a isso fique sossegado, a Lei do Consumidor te ampara. De acordo com o Art. 49 o consumidor tem o direito de arrependimento da compra no prazo de 7 dias, o produto não precisa estar danificado ou nada do tipo para que você se arrependa da compra. . Dentro de 7 dias ao contar com a data do recebimento do produto, você poderá devolvê-lo e ter seu dinheiro de volta. Se a empresa quiser um motivo pelo qual você está fazendo a devolução, simples, é seu direito e não precisa de um motivo específico, ela é obrigada a aceitar seu pedido. O dinheiro será 100% devolvido, não existindo nenhuma taxa ou multa que você deverá pagar.

A quem devo recorrer se eu tiver um problema?

O Procon. Ele irá te amparar da mesma maneira de uma compra em loja física, levando em conta que o Código de Defesa do Consumidor também é válido para compras na internet.

É seguro fornecer dados pessoais online?

As principais dicas são: Não utilize computadores públicos para compras na internet. Não forneça a senha do seu cartão a ninguém, as empresas nunca pedem senhas, apenas os dados do cartão.

Verifique se na barra do navegador (no local onde está o link do site) existe um cadeado seguido da palavra “seguro”, não forneça informações quando o site não tiver isso.

As marcas estão investindo muito na segurança de seus sites, junto desse investimento está a segurança com os dados de seus cliente, para isso existes empresas próprias de segurança que “protegem” os sites, assegurando os dados e informações pessoais que ali se encontram.

Você não sabe como comprar na internet?

Primeiro de tudo, não é um bicho de sete cabeças, não existe dificuldade nenhuma, pois a maioria dos sites contam com o mesmo mecanismo de compra.

Você acessa o site pelo link, o famoso www.exemplo.com.br, você será redirecionado para a página inicial, terá um campo de pesquisa dentro do site, lá você colocará o que deseja encontrar.

Feito isso, você clica em cima do produto que deseja e vai aparecer um botão escrito “comprar” ou “adicionar ao carrinho”, aparecerá um formulário de cadastro. Neste formulário você colocará suas principais informações, depois você irá escolher a forma que deseja pagar e o endereço do local onde quer que seu produto seja entregue. Pronto.

Esperamos ter ajudado você com este conteúdo e que você faça ótimas compras pela internet, do aconchego do seu lar!

Você teve alguma experiência traumática com compras pela internet, ou muito satisfatória? Conta pra gente!

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo